sábado, 4 de junho de 2011

Livros favoritos de 2011 (até agora)

Uma das metas que estabeleci para 2011 foi ler pelo menos um livro (não jurídico) por mês. Até agora estou conseguindo cumprir direitinho (viva eu!). Quando o tempo tá apertado, eu leio um livro fininho e dá certo. Farei postagens separadas sobre os três que mais gostei até o momento: Queda de Gigantes (Ken Follet), Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil (Leandro Narloch) e A Última Grande Lição (Mitch Albom). Começando por Queda de Gigantes.

Queda de Gigantes é um romance histórico que narra os fatos que mais marcaram o início do Século XX, começando pelas primeiras mobilizações operárias na Inglaterra e pelo Domingo Sangrento na Rússia, até a Revolução Russa e o fim da I Guerra Mundial. Gente, esse livro é uma verdadeira aula de história! São 912 páginas, então se você não tem paciência ou não gosta de história, eu não recomendaria. O romance mistura personagens reais e fictícios, integrantes de vários núcleos que vão se entrelaçando ao longo da narrativa. Operários ingleses, aristocratas, diplomatas, o sonho de liberdade na américa, nobres alemães, a pobreza russa, batalhas... São tantos núcleos diferentes e a história é tão complexa, que eu não me prendi aos personagens e à leitura logo no início, mas quando isso aconteceu a leitura se tornou bastante agradável, principalmente em função do lado romance do livro. Eu me emocionei muito com o amor proibido do casal Walter e Maud, com as batalhas e com o russo Grigori (não vou dar spoilers, mas o coitado passa a maior parte do livro se dando mal). O único contra, na minha opinião, é o fato de o autor em algumas partes relegar a ficção a segundo plano, o que torna a leitura um pouco maçante (quando descreve votações no parlamento inglês, retratando a luta pelos direitos trabalhistas e femininos, por exemplo). Por ser um livro bastante longo e ter muitos núcleos, às vezes eu tinha vontade de pular determinado capítulo e ver logo o que ia acontecer com os meus personagens favoritos. No geral, achei um livro excelente, do tipo que deixa saudades quando acaba. Emocionante e didático ao mesmo tempo. Super recomendo!
Ah, vale dizer este é o primeiro livro de uma trilogia sobre os acontecimentos do Século XX. Os outros dois livros ainda não foram publicados. O próximo será sobre a II Guerra Mundial.

2 comentários:

  1. de 3 eu indiquei 2!!! que bacanaaa =D
    mas o outro tb é muito bom, mainha tá lendo! essa vida d eblogueira é dificil ne? mas muito legal! que 2012 chegue logo para termos o segundo dessa trilogia emocionante.

    saudadee

    passa por aqui quando der! estudo nas férias? ta afim?

    ResponderExcluir
  2. Vc é minha mentora literária, eu já disse, né? Vc tbm me apresentou a HP! Sou eternamente grata! hahaha

    A visita já está nos meus planos ^^
    Estou a fim sim!
    =*

    ResponderExcluir