sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pessoas sorriso



Nunca fui de cultivar desafetos, raramente detestei pessoas sem motivo. Apesar disso, muito cedo descobri um tipo que definitivamente não me agrada: as pessoas sorriso. Quem nunca conheceu alguém que mais parece uma dessas batatas da foto? Sempre (sempre!) com um sorrisinho vazio no rosto. Não estou falando das pessoas naturalmente alegres, alto-astral. Essas, verdadeiramente simpáticas, se diferenciam do resto pela notável espontaneidade. Tenho o prazer de conhecer algumas pessoas assim e chamá-las de amigos. Alguns podem pensar que se sentir mal com o sorriso alheio é pura inveja, mas, acredite, não é esse o caso. Para ilustrar vou falar sobre a minha primeira experiência com uma pessoa sorriso.


Estava eu na 3a série do primário (naquele tempo era primário mesmo, cês sabem), mosquinha morta como ninguém, quando chegou na turma uma aluna novata, vinda de uma capital próxima. Todos os coleguinhas ficaram curiosos e cercaram a menina, que era sorridente com todos e super comunicativa. Muito madura pra idade e mais inteligente que a média, a novata logo virou uma espécie de líder entre as crianças. Eu fiquei curiosa pra conhecê-la, como os demais, mas desde o início senti que algo não me agradava naquela menina. Com o passar do tempo, percebi nela um traço diferente: ela sorria o tempo todo! Não importava se estava dando bom dia, pedindo pra lhe passarem um lápis, se acertava uma bolada em alguém na educação física, se estava me chamando de feia, furando a fila da cantina... Sempre. O mesmo sorriso para todas as pessoas, em todas as situações. Era estranho. Mas parecia que só eu achava aquilo. Ela vivia rodeada de amigos.

O sorrisinho psicopata nunca engana. Essa doce menina foi a mentora de um dos meus traumas de infância (bullying, para ser exata). Em resumo: meu desenho foi escolhido pra ilustrar a camiseta da feira de ciências, no lugar do desenho do galã-mirim da sala. Foi o primeiro momento em que a vi a menina sorriso raivosa (o segundo eu deixo pra contar no final).

Enfim, a coleguinha meiga fez uma "réplica" do meu desenho no quadro e reuniu as seguidoras para proclamar um boicote à camiseta, pois ela não valia 50 centavos, o boneco que eu havia desenhado tinha nariz de pés de pinto (pior que tinha) e o desenho do Ricardinho* era muito mais lindo. Quando descobri, senti a maior raiva da história de meus 9 anos. Comecei a chorar e, pela primeira vez, fui parar na Coordenação da escola. Foi assim que aconteceu:

Coordenadora "preocupadíssima" com a situação: _ Menina sorriso, é verdade que foi você quem fez o desenho?


Menina sorriso: _ Sim. :DDD

Eu: _ Ela... desenhou... pés de pinto... no lugar... do nariz... do menino... e disse... que a camiseta não valia 50 centavos... e que ninguém deveria comprar... *fungando e soluçando*


Menina sorriso: _ Hahahahaha :DDD

Coordenadora doida pra ir embora pra casa: _Mas a menina sorriso está arrependida, não está? Peça desculpas à sua coleguinha, querida.


Menina sorriso: _ Desculpa. hihihi :DDD

Eu: Snif, snif...


Coordenadora arrumando as trouxas: Que bom que está tudo resolvido! Tchau, meninas, comportem-se.


E ficou por isso mesmo. Bitch.




Com o passar do tempo, conheci outras pessoas de sorriso vazio que lembravam a minha inimiga platônica de infância. Em algumas o riso constante não denotava maldade, mas aparente ingenuidade. Outras eram assim por necessidade de afirmação (suponho), ou (mais comum em homens) com fito de iludir mocinhas inexperientes. Todos irritantes a seu modo. Uma coisa é certa: em qualquer das hipóteses, a pessoa acaba revelando algum traço de loucura/falsidade. Aconteceu comigo, aconteceu com pessoas próximas, fujam!

É por isso que se me pedirem pra escolher entre conviver com um mal-humorado sincero e um falso simpático, fico com o rabugento.




PS: A segunda vez em que vi minha coleguinha emburrada foi quando ela (que era toda adulta e não brincava mais com brinquedos, vale frisar) ganhou do amigo secreto uma Barbie paraguaia de R$ 1,99, peba ao extremo, com a pintura do rosto artisticamente borrada. Merecia ouvir: "Bela boneca falsa, super combina com você" :DDD

2 comentários:

  1. Adorei, super sua cara! A menina mais docemente rancorosa q eu conheço, ate seus traumas de infância sao sábios e maduros! Psicopatia infantil devia ser previnido, pobre coordenadora! O texto do twitter nem tenho q comentar, twitei e foi super retuitado! Tenho q fazer o segundo do cotovelo, mas tem q passar as provas. Eu vi um blog q era de dicas pra blog, muuito bom!


    VIII

    ResponderExcluir
  2. "Docemente rancorosa", huhauahuah... Monique não esquece. o.Ó
    Sério que foi retuitado? E eu aqui morta de vergonha por ter divulgado no meu twitter.
    Ah, que site é esse?

    =*

    ResponderExcluir